top of page
  • Foto do escritorAdriana Wiechorek

Como as empresas podem ajudar na criação de um ambiente familiar saudável?

Atualizado: 22 de abr.


Imagem: senivpetro | Freepik

Se você é pai ou mãe, sabe a importância de um local acolhedor para o desenvolvimento e o bem-estar de seus filhos. No entanto, é uma tarefa difícil encontrar tempo e energia para manter as relações familiares harmônicas quando você trabalha em período integral. Mas, sabia que as empresas podem contribuir para criar um ambiente familiar saudável? Continue lendo esse artigo para saber mais!


O que é um ambiente familiar saudável?


Um ambiente familiar saudável é aquele onde há um sentimento de amor, apoio, positividade e confiança. Isto é, o local que pais e filhos se sentem seguros para expressar seus pensamentos e demonstrar emoções.


Aliás, outros fatores apontam para uma boa relação familiar, como, por exemplo:

  • presença de uma rotina regular;

  • ter pais ativos e presentes com as atividades de seus filhos;

  • manter uma boa comunicação com todos os membros da família;

  • estabelecer regras e limites;

  • fornecer estrutura para o desenvolvimento das crianças.


Quais os desafios de conciliar trabalho e as relações familiares?


Não há como negar que equilibrar as responsabilidades profissionais e familiares é um grande desafio. De acordo com uma pesquisa da Isma-BR (representante da International Stress Management Association), 72% dos brasileiros que estão no mercado de trabalho sofrem alguma sequela ocasionada pelo estresse. Desse total, 32% sofreriam de burnout.


Além de causar problemas de saúde como doenças cardíacas, o estresse crônico pode levar ao absentismo, rotatividade de funcionários, diminuição da produtividade e também afetar negativamente os relacionamentos em casa.


De fato, não é segredo que criar uma família é um trabalho árduo, principalmente para as mulheres. Uma pesquisa realizada no ano de 2021, pela InfoJobs, aponta a sobrecarga feminina em cerca de 86%. As mulheres, em especial as mães, precisam se desdobrar ou até triplicar a jornada de trabalho ao conciliar atividades profissionais com o serviço doméstico.


Nesse sentido, as empresas podem adotar políticas que promovam um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal de seus funcionários, evitando a sobrecarga materna ou paterna e o estresse.


Como as empresas podem contribuir para um ambiente familiar saudável?


Sem dúvidas, as empresas podem oferecer um pacote de benefícios para ajudar os seus funcionários e suas famílias. Aliás, isso é uma das principais estratégias que os empregadores usam para atrair e reter talentos.


No entanto, como as organizações podem ir além de oferecer seguro saúde e folgas remuneradas para realmente contribuir com um ambiente familiar saudável?


Horários de trabalho mais flexíveis


Certamente, com horários de trabalho flexíveis ou pausas durante o dia, a sua equipe terá mais tempo com as suas famílias. Ou seja, os colaboradores podem conciliar melhor o trabalho com a responsabilidade domiciliar sem sacrificar uma coisa pela outra.


Área de cuidado e recreação infantil


Já imaginou o quanto seu colaborador ficaria satisfeito em economizar dinheiro com creches ou “babás”? Desse modo, a instalação de um ambiente na empresa apropriado para o cuidado infantil é uma excelente ideia que beneficia o funcionário e a sua família. Inclusive, também contribui para a retenção de talentos.


Fornecimento de licença parental


Adotar políticas de licença parental após o nascimento ou a adoção de um filho também são fundamentais para um bom relacionamento com seus funcionários.


Mas, como isso funciona? Essa licença pode ser paga ou não, e pode durar de algumas semanas a vários meses. Quando remunerada, dá aos pais a segurança financeira para se ausentarem do trabalho sem medo de perder o emprego ou a renda e o tempo necessário para ficar com o bebê nos primeiros meses de vida.


Benefícios para toda a família


Incentive os funcionários a tirarem folgas em casos de emergências familiares ou consultas médicas. Outro benefício essencial é a opção de reduzir horas de trabalho ou tirar uma licença caso seu colaborador precise cuidar de um familiar doente.


Patrocínio de eventos


A realização de eventos ou programas que promovam a união e o vínculo familiar é uma ótima maneira das empresas mostrarem seu compromisso com a criação de um ambiente saudável. Igualmente, também proporciona uma oportunidade para os colaboradores se conhecerem fora do trabalho e construírem relacionamentos positivos.


Alguns exemplos de eventos são:

  • dia de diversão em família em um parque ou centro recreativo;

  • festa de fim de ano;

  • passeio a um parque de diversões ou museu;

  • torneios esportivos.


Recursos


Esses recursos podem incluir livros, artigos ou até mesmo cursos on-line. Além disso, as empresas também podem oferecer descontos em produtos ou serviços que ajudem as famílias a se relacionarem e se conectarem entre si.


Por exemplo, muitos locais de trabalho oferecem programas de assistência que auxiliam as famílias a lidar com o estresse, dificuldades financeiras ou problemas de relacionamento.


Por fim, um excelente recurso tecnológico é a plataforma Zelle. O aplicativo auxilia pais, mães e familiares a manterem a comunicação e a troca de informações de forma equilibrada e eficiente, sendo uma solução exclusiva para ajudar no cuidado dos filhos.


Conheça todos os benefícios da Zelle:

  • ajuda na comunicação entre familiares;

  • organiza a sua rotina;

  • os compromissos ficam em uma única tela;

  • acompanhe os dados de saúde das crianças;

  • acesso a conteúdos exclusivos.

O aplicativo está disponível na Google Play ou na App Store. Faça o download e seja um Zeller você também!


Conclusão


Há muitas maneiras pelas quais as organizações podem contribuir para um ambiente familiar estável. Desde fornecer recursos e apoio até a criação de políticas que incentivem o bem-estar, as empresas desempenham um papel importante na promoção de famílias saudáveis.


Portanto, ao tomar medidas para apoiar os funcionários, as empresas podem não apenas melhorar a satisfação e a retenção de talentos, mas também criar uma força de trabalho mais saudável e produtiva.

Comentários


bottom of page