top of page
  • Foto do escritorYours Bank

Como ensinar educação financeira para seu filho: a mesada!

Atualizado: há 4 dias

Apesar de muitos ainda pensarem que a mesada é uma arma para satisfazer o ego das crianças, a mesada, na verdade, é uma forma de seu filho aprender na prática como lidar com o dinheiro.

Porém, claro, é legal seguir algumas regrinhas que moldam a educação financeira do jovem.


Primeiramente, crie um orçamento com seu filho ou filha, um plano de gastos e o que eles querem fazer com o dinheiro. Se eles têm algum objetivo, anote tudo, mostrando o quanto eles precisam para realiza-los. Feito isso, é hora de analisar um valor para a mesada.


Ensine os filhos a pouparem


É importante ter varias conversas sobre a importância de não gastar todo o dinheiro. Se for necessário, mostre o que você costuma fazer para controlar suas vontades e não cair na tentação de gastar com coisas sem necessidade.


Vale lembrar que se a mesada seja dada em dinheiro vivo, reforce a importância de juntar dinheiro para a compra de algo importante para eles. É importante também entender, o que seus filhos realmente querem e do que eles gostam. É provável que eles queiram comprar brinquedos, um celular novo ou um jogo. Porém, é interessante indagá-lo a pensar sobre objetivos futuros: uma viagem, um curso de algo que eles gostem e aquisições que lhes faram viver novas experiências e enriquecer na vida. É importante que os filhos tenham como motivação um desejo pessoal. Neste caso, vale a pena entender o que eles realmente querem fazer e o que gostam, para não desperdiçar a maior parte do dinheiro em itens supérfluos. Com o aplicativo da Yours Bank, seus filhos podem criar diferentes objetivos e visivelmente quanto de dinheiro ele precisa para realizá-los. Facilitando assim a compreensão da criança.


Controle de gastos


Acompanhe seus filhos e mostre como a educação financeira pode ser divertida. Além de utilizar exemplos da vida real, você pode mostrar algo que esteja adequado a idade deles e a vida financeira deles. Por exemplo, quando eles gastam em jogos e quanto custou o que eles gostam. Outro bom exemplo é se eles tiverem um pet, utilizar a mesada deles para auxiliar os custos de terem o bichinho.


E não se preocupe, se os filhos estão gastando demais em coisas fúteis o dinheiro deles, relembre os objetivos deles e em como isso atrapalha o sucesso de cumpri-los. As crianças são inteligentes e quando começam a entender na prática a importância do dinheiro e do controle, os objetivos se tornam ainda mais fáceis.


Dê autonomia para o filho usar o dinheiro com a Yours Bank


Para dar esse passo é necessário ensinar a diferença entre consumo, lazer e necessidade. Para que eles compreendam os valores e o que fazer.

E, claro, é necessário renunciar o controle de tudo que eles estão fazendo, mas sem deixar de observar tudo que eles fazem. É quase um “sair das asas”. Além disso, é necessário deixar de comprar o que eles querem, pois, agora eles “tem o dinheiro deles” para isso.

No aplicativo da Yours Bank, os responsáveis conseguem ver com o que os seus filhos estão gastando e quanto de dinheiro estão depositando nos objetivos. É uma boa forma de localizar o que ele está fazendo certo e no que ele precisa de mais ajuda.

Quando você observa a forma com que a criança gasta e como ela se relaciona com o dinheiro, você pode separar pequenas dicas para estimular melhores resultados e controles para que ela aprenda a não desperdiçar.


Mostre opções de educação financeira infantil


Existem diversos meios de comunicação que ensinam educação financeira infantil sem ser massante, taxativo e muito complicado. Desenhos, livros educativos e até musicas estão espalhadas entre sites e plataformas de redes sociais. Você pode se inspirar em cenas favoritas dos seus filhos e ensiná-los de maneira interativa, questionando-os e os fazendo participar ativamente daquele estudo. Tanto no aplicativo quanto nas redes sociais, a Yours Bank disponibiliza materiais sobre educação financeira de forma simples, concisa e o melhor de tudo, sem deixar dúvidas sobre o que é melhor para a saúde financeira de seus filhos.


Texto em parceria com Yours Bank, primeiro cartão pré pago para jovens aprenderem educação financeira na prática. Para saber mais sobre Yours Bank, acesse o site https://yoursbank.com.br/ e siga o instagram @yoursbank.

bottom of page