top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdriana Wiechorek

A importância de cuidar da saúde das crianças


Médico com mãe e bebê em um consultório.

Com toda a certeza, a saúde das crianças é fundamental para um desenvolvimento saudável e sem preocupações. Por isso, é fundamental que os pais priorizem esse cuidado desde a infância para evitar doenças futuras.


Dessa forma, é essencial que todos os familiares fiquem cientes das necessidades básicas e informações importantes sobre a saúde dos filhos.


Neste artigo, veremos algumas dicas para auxiliar no cuidado da saúde das crianças. Continue lendo e saiba mais.


Planeje as consultas médicas


De fato, um dos principais cuidados que é necessário ter com a saúde das crianças é programar regularmente exames médicos para verificar o crescimento e desenvolvimento dos seus filhos.


Portanto, é aconselhável que as crianças sejam levadas para as consultas de rotina regularmente. Aliás, os pais devem levar as crianças para ver um médico imediatamente se tiverem sintomas de alguma doença ou qualquer outra emergência.


Estimule a atividade física


Outro fator importante para a saúde das crianças é manter um ambiente onde elas possam se exercitar e praticar esportes com frequência. Os benefícios da atividade física na infância são inúmeros, como, por exemplo:


  • ajuda a controlar o peso;

  • melhora o humor;

  • auxilia no desenvolvimento cognitivo das crianças;

  • ajuda a melhorar a atenção e a memória;

  • estimula a aprendizagem e a coordenação motora.

  • reduz o risco de doenças cardíacas e crônicas.


Incentive uma alimentação saudável


Certamente, uma dieta balanceada é essencial para o desenvolvimento saudável e o crescimento das crianças. Sendo assim, é importante incluir alimentos ricos em vitaminas e minerais em suas refeições diárias. No entanto, alimentos ricos em gordura trans, açúcar e sódio devem ser evitados.


Inclusive, os pais também podem incentivar as crianças a consumir alimentos ricos em fibras, como frutas e vegetais, e também reduzir a ingestão de alimentos processados. Por fim, não esqueça de encorajar as crianças a beber água regularmente para ajudar na hidratação e na digestão.


Defina regras e limites


Além de cuidar da saúde das crianças com uma dieta saudável e exercícios regulares, é muito importante criar um ambiente saudável para elas.


Desse modo, procure limitar o tempo de exposição a eletrônicos, como televisão, computadores e videogames. Definir limites ajuda as crianças a desenvolverem outras habilidades, como também permite que elas tenham uma rotina familiar equilibrada.


Aprenda sobre as mudanças e desenvolvimento da criança


Durante os primeiros anos de vida, o desenvolvimento da criança é muito importante para estimular habilidades cognitivas e socioemocionais.


Então, é importante que os pais estejam conscientes das mudanças que seu filho está vivenciando. Se necessário, busque um especialista em desenvolvimento infantil para obter conselhos e informações sobre os melhores métodos para o estímulo dessas habilidades.


Preste atenção aos sinais de alerta


Sem dúvida, os familiares devem ficar alerta para alterações no comportamento, saúde ou desempenho escolar das crianças. Alguns sinais que merecem atenção incluem: letargia, dor de cabeça frequente, perda de peso repentina, etc.


Use Zelle para centralizar as informações de saúde das crianças

Aplicativo Zelle serve para centralizar dados de saúde das crianças.

Quando se trata de manter as informações de saúde das crianças organizadas, os pais devem usar a tecnologia a seu favor. Zelle ajuda os familiares a centralizar dados de saúde dos filhos em um local seguro e de fácil acesso.


Com a funcionalidade de saúde, você adiciona no aplicativo todos os dados importantes, como histórico médico, consultas, exames, alergias e medicamentos.


Ou seja, em consultas médicas ou emergências, você terá todas as informações necessárias na palma da mão, garantindo um cuidado mais tranquilo de seus filhos. Com Zelle, cuidar da saúde das crianças nunca foi tão simples e prático.


Experimente o aplicativo gratuitamente agora mesmo! Disponível na App Store ou Google Play.


Comments


bottom of page