top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdriana Wiechorek

Sobrecarga materna: como evitar?


Como evitar a sobrecarga materna?

Ser mãe é uma das experiências mais gratificantes da vida, mas também é extremamente desafiadora. Embora seja um momento de alegria e felicidade, às vezes, torna-se desgastante devido à sobrecarga materna.


Quando não há equilíbrio entre trabalho, afazeres domésticos e o cuidado com os filhos, as mulheres ficam sobrecarregadas. Desse modo, resulta em consequências negativas para a saúde física e mental. Saiba mais neste artigo.


O que é a sobrecarga materna?


A sobrecarga materna é um sintoma causado pelo excesso de compromissos e responsabilidades relacionadas à maternidade. É comum que as mães se sintam sobrecarregadas devido às múltiplas tarefas que precisam realizar diariamente, como cuidar dos filhos, administrar a casa, trabalhar e lidar com as pressões sociais.


Como resultado, essa sobrecarga pode levar a sentimentos de exaustão, estresse e até mesmo culpa. Por isso, as mães precisam ser apoiadas e ter tempo para cuidar de si mesmas, buscando ajuda quando necessário.


Segundo a pesquisa “Mommys e Saúde Mental” de 2022, divulgada na CNN, as mães estão mais sobrecarregadas, enfrentam maior insegurança profissional e têm menos tempo dedicado a lazer e atividades físicas.


Ademais, o levantamento ainda mostrou que 34% das mães realizam as tarefas domésticas sozinhas. Entre as funções que as mães mais executam estão:


  • acompanhar os filhos em tratamentos médicos (92,4%);

  • realizar tarefas domésticas (84,7%);

  • fazer supermercado e outras compras (80,3%).


Em relação à saúde mental, 62,7% afirma que têm sensação de vazio. Sentimentos de sobrecarga e cansaço continuam como os mais lembrados.


Como evitar a sobrecarga materna?


Tenha uma rede de apoio


De fato, ter uma rede de apoio ajuda na divisão de tarefas e responsabilidades. Seja um grupo de amigos ou familiares, ter suporte para auxiliar no cuidado dos filhos é essencial para aliviar a sobrecarga materna.


Peça ajuda


Se você precisar de ajuda, não hesite em pedir. Aliás, se isso significar ir em um profissional de saúde mental para discutir sobre como administrar melhor a sobrecarga materna, não demore para iniciar o processo.


Reconheça seus limites


Por certo, reconheça que há limites e necessidades a serem atendidas. Então, entender seus limites e tomar ações para aliviar a sobrecarga é fundamental para a saúde mental e física.


Reserve um tempo para você


Faça coisas que ajudem a recarregar suas energias como ler, praticar atividades físicas ou passar um tempo em contato com a natureza. O importante é ter um tempo para si mesma, livre de compromissos e responsabilidades.


Zelle pode ajudar a reduzir sobrecarga materna


Zelle é uma solução valiosa que pode reduzir a sobrecarga materna. O aplicativo permite que os pais compartilhem responsabilidades de cuidado dos filhos, ajudando a distribuir tarefas e compromissos de maneira equitativa.


Desse modo, alivia a sobrecarga das mães, permitindo que elas tenham mais tempo para cuidar de si. Além disso, também ajuda a reduzir o estresse associado ao gerenciamento constante das atividades das crianças.


Conheça os benefícios de usar a ferramenta.


Organização familiar: o aplicativo permite que você mantenha a agenda da família atualizada, facilitando o acompanhamento de compromissos, atividades e eventos escolares.


Comunicação facilitada: com a troca de mensagens seguras e por tópicos específicos, você se comunica facilmente com outros membros da família.


Informações de saúde centralizadas: com a função de saúde você mantém o histórico médico completo de seus filhos, incluindo vacinas, alergias e medicamentos, acessíveis em momentos de necessidade.


Conexões familiares: a plataforma consegue conectar toda a rede de apoio familiar para participar do cuidado das crianças, criando um ambiente de colaboração e apoio mútuo.


Contatos úteis: a lista de contatos úteis oferece acesso rápido a médicos, escolas e outros contatos importantes para a rotina de seus filhos.


Portanto, Zelle promove um ambiente de cuidado mais equilibrado, onde todos os membros da família podem contribuir de maneira mais igualitária, aliviando a sobrecarga materna e fortalecendo os laços afetivos.


Baixe o aplicativo agora mesmo na App Store ou Google Play.

Zelle: o aplicativo de cuidado dos filhos


留言


留言功能已關閉。
bottom of page